História


A Companhia

A Cia Teatral Porto dos Moinhos, conhecida carinhosamente como Porto dos Moinhos foi fundada em 5 de fevereiro de 2011 por ex-alunos dos cursos de iniciação teatral e direção da Escola de Artes César Antonio Salvi sob orientação dos professores Guina Vitória, Talita Felonta e Genivaldo de José. Formada por atores amadores, pelo amor com que nos dedicamos, está na busca, em sua maneira de fazer teatro, de levar a seu público um espetáculo que permita o pensamento sobre “Quem sou para mim” e “Quem sou em relação ao mundo”.

Numa pegada muito de família, desenvolvemos um processo de estudos e pesquisas, adquirindo conhecimento relativo a autores, iluminação, sonoplastia, figurino, cenografia, para que possamos preparar um espetáculo melhor e mais completo.

Temos nesse tempo de trabalho a contribuição de muitas pessoas que poderíamos chamar de parceiros, mas não tem como, pois se tornaram amigos, que dividiram conosco as dificuldades e nos ajudaram a supera-las.

O resultado das horas que passamos reunidos, foi o espetáculo “Vertigens Psicológicas”, que foi crescendo e amadurecendo junto com cada integrante e sua efetiva realização para um público, sempre composto por pessoas que nos assistiam pela primeira vez e muitas pessoas que estavam voltando para rever.

Como nosso primeiro espetáculo, Vertigens Psicológicas teve um papel especial na história do grupo.

Como não podia ser diferente, em certo momento o grupo mudou. Triste e inevitável verdade, os caminhos podem levar cada um para novas conquistas, e então descobrimos que isto acontecerá em nossa trajetória, mas principalmente, que a qualquer momento, novos talentos e irmãos chegarão, irmãos que alcançarão seus objetivos voltarão,  e esta família continuará a cuidar de cada um.

O nome

2010, curso de direção teatral, um amigo sugere a formação de um grupo de teatro e alimenta essa ideia por todo o primeiro semestre. Vem as férias e quando estão terminando, uma triste notícia nos abate. Aquele que de todos tinha o coração mais puro, recebeu um chamado para continuar seu trabalho como anjo do andar celeste.

André Muinhos Porto, especial, generoso, homem raríssimo de se encontrar, nos deixou e também sua vontade de juntar amigos, para fazer arte, de maneira verdadeira e especial.

Quando sentamos para conversar e fundar um grupo, a sugestão foi aceita com unanimidade: Cia Teatral Porto dos Moinhos. Uma singela homenagem a um cara que marcou nossas vidas. Um IRMÃO. Tão ricamente presente que se espelha também em sua família, tal brilho.

Queremos agradecer a oportunidade de conhecer André Muinhos Porto, sua família e seu caráter.

Os fundadores

Com aquele chamado na cabeça, feito pelo André, Paulo e Douglas se reuniram e chegaram a 12 nomes para formar um grupo. Desses 5 resolveram apostar naquela ideia embrionária e deles vieram os primeiros “sim” dessa história:

Paula Percelli, Patrícia Tirola, Juliana do Vale, Henrique Miguel e Bruno Ishihara.

Alguns dias depois, um convite para uma parceria em cenografia trouxe também Camila Melo, que também abraçou o sonho e caminhou junto para o primeiro espetáculo.

Caras novas

Algumas luzes se acendem no meio do caminho e conduzem almas a um encontro, que proporciona o acolhimento de mais pessoas especiais para a caminhada que seguimos. Dai, em momentos diferentes, vieram:

Felipe Coniglio (amigo, público que escreveu lindas palavras sobre o espetáculo – www.quantotempotem.com), Rebecca Nantess (pouco antes de vir pra família, estava na platéia se emocionando com o Vertigens Psicológicas – Seu depoimento está nos comentários do espetáculo) e mais recentemente Diego Sant’Ana (Autor de “Eu sou você”, sempre esteve perto como parceiro de teatro) que ao chegar, criaram seus laços com a história até então já vivida pela Porto dos Moinhos e também embarcaram na mesma emoção.

Agradecimentos

Não se vive sozinho no mundo, todos ouvimos falar nisso, e desde 05 de fevereiro de 2011, pessoas se tornaram amigas da Cia por sua relação direta ou indireta com o trabalho e cada integrante:

Guina Vitória, Talita Felonta, Genivaldo de José, Elisete, Claudina, Ana Varandas, Diego Ramirez, Ellen Regina, Eliege de Holanda, Felipe Laurito, Natália Erzinian, Luiz Rosa, Iohann Iori tiago, Luiz Carlos Checcia, Guilherme Maciel, Maria da Paixão, Mika Costa, Adilson Azevedo de Souza, Odilon Neto, Mari Poivezan, Luciane Gentil, Cia Teatro dos Ventos, Circulo dos Canastrões, Cia Paulista de Teatro, Cia Mungunza de Teatro.

Pessoas que dedicaram seu tempo para nos agregar mais valor, nos apoiar em nosso sonho e sonhar conosco.

Nosso muitooooooo obrigado a todos vocês.

Anúncios
  1. Foi emocionante ler nossa história, essas lembranças q nos foram tão ricas, nosso maior parceiro, André, me emocionei!
    Que nossa caminhada seja plena de emoções e conquistas!
    Amo cada um de vocês!!!!

  2. Realmente emociona, principalmente saber que de um sonho chegamos até aqui, e continuamos lutando para chegar muito mais longe.

  3. A história de vocês me emociona, não só a história, mas a vontade de levar a todos a cultura, suas ideias, o amor que vocês tem pelo que fazem… Meus Parabéns!!
    Não vejo a hora de vê-los. =)

  4. A Porto dos moinhos é sem sombra de dúvidas o grupo jovem mais importante e capacitado da cidade de Osasco. Tem um potencial enorme e espero de coração que esse potencial se realize. Já são o parceiro mais próximo da Cia Teatro dos Ventos no processo de retomada do teatro de grupo na cidade, aceitando lutar contra os agentes e produtores que sempre se beneficiaram com a rebaixamento do teatro de grupo!!

    Vida longa a Cia Teatral Porto dos Moinhos!!

  5. Quero deixar aqui registrado: que acompanhei de perto toda a luta e dedicação desse grupo, com seus altos e baixos. Sendo ele, composto por pessoas maravilhosas e que acima de tudo, admiro demais da conta. E fiquei muito honrrada, quando li, que meu nome foi citado. adoooro…huuuummmm…deliiicia… ( amo voces todos…bjs no coração)…24/09/2012

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: